O acabamento é um dos aspectos mais importantes da reforma. A área trabalhada deve estar lisinha, preenchida e pronta para receber a tinta,...

Como escolher o melhor acabamento para sua obra

0 Comments
O acabamento é um dos aspectos mais importantes da reforma. A área trabalhada deve estar lisinha, preenchida e pronta para receber a tinta, sem imperfeições. As massas corridas e massas finas de acabamento, normalmente usadas para nivelar superfícies e preencher furos e rachaduras, também têm essa função de arremate. Elas são similares na aplicação e na texturização, mas diferem em questões como tempo de secagem e lixamento.
 Mais agilidade e praticidade na reforma: massa fina de acabamento é uma boa opção
Diante das opções, como escolher qual desses tipos de massa é o ideal para a sua obra? Fizemos um comparativo entre a massa corrida e a massa fina de acabamento para ajudar nessa decisão:Aplicação e trabalhabilidadeA aplicação de ambas é bastante parecida: com uma desempenadeira metálica lisa, tanto a massa corrida quanto a massa fina cobrem toda a área facilmente. Os dois materiais são de simples manuseio.Tempo de secagemA massa corrida exige de duas a três horas de secagem por demão e mais seis horas para a secagem final. A massa fina de acabamento pede em torno de meia hora entre demãos e mais uma hora para a secagem final, o que acelera a obra e diminui o tempo perdido.DemãosCom os dois produtos, o recomendado é dar duas demãos – no caso da massa corrida, são feitas até três. A principal diferença é que a massa fina não exige lixamento entre as demãos, enquanto a massa corrida requer o procedimento a cada aplicação, somando de duas a três horas de secagem entre elas.LixamentoO procedimento se faz necessário apenas no uso de massa corrida, a cada demão. Nesse processo, uma quantidade razoável de produto acaba sendo desperdiçada, produzindo sujeira, já que o material lixado é muito leve. A massa fina, quando aplicada cuidadosamente conforme as orientações da embalagem, prevê um efeito liso imediato que dispensa o lixamento. Mesmo assim, ele pode ser feito em até 36 horas, caso seja preciso algum ajuste ou arremate.AcabamentoPara dispensar o uso da lixa, a massa fina apresenta acabamento mais preciso e mais rápido, que aparece já durante a aplicação. Por isso, o cuidado na distribuição do produto deve ser maior: ele garante que a pintura possa vir pouco depois da segunda demão. Já a massa corrida exige cerca de seis horas de secagem após a última camada, para só depois ser lixada e receber a tinta.TexturizaçãoEsse é um efeito especial que a massa fina traz para o mercado. A massa corrida demanda uma aplicação simples, lisa e focada na regularização da superfície que será pintada. A massa fina permite alguns tipos de texturização e até pigmentação, como o aspecto marmorizado, feito com a “queima” (efeito obtido por movimentos firmes com a desempenadeira metálica molhada) do produto na parede. 
divulgação
 A massa fina de acabamento Decoratta dispensa lixamento
A massa fina de acabamento Decoratta dispensa lixamento
Inovação no mercadoA massa fina Decoratta da Votorantim Cimentos é o produto que inaugura essa nova categoria no mercado de massas para acabamento. É uma inovação na maneira de finalizar o tratamento de paredes e tetos de áreas internas com qualidade e rapidez, de forma mais limpa e saudável do que as tradicionais massas corridas. Por isso, é chamada de "massa inteligente".Decoratta substitui a massa corrida ou o gesso de forma prática e econômica: seca rapidamente, dispensa o lixamento e atinge um aspecto fino e lisinho já durante a aplicação, sem desperdício de material. Isso reduz o tempo de trabalho e os custos com a mão de obra, além de não deixar sujeira pelo chão, o que afeta a saúde dos trabalhadores. A obra é até cinco vezes mais rápida do que quando feita com outros acabamentos tradicionais.
A massa fina Decoratta faz parte de uma linha para acabamento inteligente. Novos produtos da Votorantim Cimentos serão lançados em breve, trazendo outros diferenciais para as obras. Saiba mais no Mapa da Obra.


You may also like

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre cada assunto e nos dê sugestões de assuntos a serem esclarecidos. Tem dúvidas na hora de comprar ou alugar seu imóvel?
suas opiniões e sugestões nos enriquecem! São sempre bem vindos!