Olá amigos e clientes, no post de hoje vamos falar sobre como se planejar caso queira comprar um apartamento, a matéria foi postada no site...

ME CASEI E PRECISO COMPRAR UM APARTAMENTO: POR ONDE COMEÇAR?

0 Comments
Olá amigos e clientes, no post de hoje vamos falar sobre como se planejar caso queira comprar um apartamento, a matéria foi postada no site MeuPrecon e esperamos que vocês gostem!
O ditado popular é sábio: “quem casa quer casa”. Ao começar a vida ao lado de alguém, alguns elementos começam a se tornar prioridades. Um deles, certamente, é a casa própria, sonho da maioria das pessoas, desde cedo. E esse sonho, também para a maioria, depende de um planejamento sério, que não se transforme em um problema. Vamos pensar em como comprar um apartamento ou outro imóvel?

A relação entre desejos e condições reais

É muito importante pensar nas condições reais do casal e dimensionar, com justeza, os desejos e o que realmente se pode fazer. Começar com algo mais modesto pode ser um passo enorme para o futuro, sem dívidas e sem frustrações. Com o tempo, o trabalho e o planejamento, será possível sempre melhorar, conforme as prioridades e as possibilidades forem mudando. Tomar decisões sem pensar direito tem grandes chances de trazer chateações. Melhor pensar, fazer as contas e planejar.

Perguntas que ajudam a guiar a compra do imóvel

Depois de vistas as prioridades, é fundamental traçar um desenho da vida, no momento atual do casal:
  • Ambos têm fonte de renda?
  • A casa ou apê pode ser compacto ou precisa ser grande?
  • A distância entre casa e trabalho é razoável?
  • Meios de transporte atendem a região?
  • A família vai aumentar logo ou esse plano é para mais tarde?
  • Quantos quartos são necessários agora?
  • Que região da cidade é a preferência?
  • Há perspectiva de valorização do imóvel?
Essas e muitas outras perguntas devem ser respondidas com honestidade, para que o perfil das pessoas e o tipo de imóvel se compatibilizem da melhor forma possível. Mas quanto custará? As condições financeiras são do tamanho do sonho? É bom que sejam.

O dinheiro e o sonho

Não adiantar querer muito uma casa com quatro suítes se o casal não dará conta de pagar o financiamento. É preciso ser previdente e honesto. Que tal começar do melhor modo possível? Se ambos têm emprego, renda, estabilidade e alguma reserva financeira, talvez seja interessante procurar um imóvel mais próximo dos sonhos, desde que seja possível pagá-lo, com o melhor plano possível. Já para quem está começando meio sem certezas como essas, é importante não se iludir. Começar com um imóvel mais modesto, de menor valor de mercado ou em um bairro mais afastado pode ser o primeiro passo de uma jornada de sucesso e sem dívidas.

Formas de financiamento e aquisição

E qual será o melhor modo de pagar o imóvel desejado ou possível? O consórcio, o financiamento e a compra à vista são opções, mas cada uma depende das condições do comprador. Para quem começa a vida ou para aqueles cujas condições ainda não são estáveis, é sempre interessante pensar no financiamento por meio do programa Minha Casa Minha Vida. Quem tem uma reserva de dinheiro, pode comprar com boa entrada ou até à vista. Quem não tem, deve pensar bem em como proceder, inclusive solicitando ajuda profissional. Sempre há um jeito ao alcance.

Está pensando em ter sua casa ou em comprar um apartamento? Quem sabe podemos ajudar a sanar suas dúvidas mais específicas? Comente nosso post. Esperamos por você!



You may also like

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre cada assunto e nos dê sugestões de assuntos a serem esclarecidos. Tem dúvidas na hora de comprar ou alugar seu imóvel?
suas opiniões e sugestões nos enriquecem! São sempre bem vindos!