O lá amigos e clientes, hoje trazemos a vocês uma matéria interessante apresentada no site do  Portal Terra , sobre um empresário paulista ...

Empresário paulista constrói 1ª casa sustentável do Brasil

0 Comments
Olá amigos e clientes, hoje trazemos a vocês uma matéria interessante apresentada no site do Portal Terra, sobre um empresário paulista que construiu a primeira casa sustentável do brasil
Para usar menos recursos naturais, várias tecnologias foram aplicadas em uma residência na região metropolitana de Campinas. A primeira casa com certificação Leed For Homes no País foi planejada e construída por motivações que vão muito além de diminuição de custos, investimentos ou crises hídricas e energéticas. Finalizada há pouco mais de quatro meses, a obra foi pensada e estruturada para garantir a manutenção dos recursos naturais e dar exemplo.
A certificação atribuída à residência do engenheiro Roberto Manini é diferenciada, porque visa não só o bem da sociedade e do meio ambiente, mas a consolidação do desejo do proprietário, que queria fazer diferença quanto ao mundo que deixará para sua neta. Desta forma, o objetivo da obra em si não era a certificação, mas como os desejos do proprietário coincidiram com os requisitos para a certificação, o selo se tornou possibilidade e um desejo para ele.Entre as principais tecnologias utilizadas na casa estão o reaproveitamento de água da chuva, a reutilização de água cinza (em descarga, rega de jardim etc.), eletrodomésticos com tecnologia inverter (que economizam até 40% de energia elétrica), luminárias com lâmpadas do tipo LED, pisos e revestimentos produzidos de maneira sustentável e com material reciclado, além de sistema de aquecimento solar para as água do banho e sistema de placas fotovoltaicas para produção de energia, desenvolvido e instalado pela Neosolar Energia.A residência tem capacidade para gerar 250 kWhde energia por mês.Ainda sobre a energia, Manini comenta que, mesmo que a casa não fosse certificada, a produção por meio de fonte solar era uma de suas prioridades desde a concepção do projeto. Agora que está concluído, a residência tem capacidade para gerar 250 kWh de energia por mês.Para conseguir realizar o desejo de ter uma casa que servisse como modelo de eficiência energética, com consumo consciente de recursos hídricos e práticas sustentáveis na utilização dos recursos naturais para as gerações futuras, o proprietário contou com o trabalho da Neosolar Energia e outras empresas e profissionais, todos pioneiros na construção sustentável no país.

Foto: Eco DesenvolvimentoSoluções para residênciasPara o consumidor que pretende instalar um sistema gerador de energia de micro ou minigeração distribuída a partir da energia solar, o sistema fotovoltaico Conectado ou Grid Tie precisa de alguns componentes básicos que possam garantir seu funcionamento.O painel solar, responsável pela captação da radiação solar, é formado por várias células fotovoltaicas, que usam o silício como matéria-prima. A quantidade de painéis solares varia de acordo com o consumo de energia. Para uma residência com consumo de 200 kWh/mês são necessários de seis a oito painéis de 1,7 m² cada.Já os inversores transformam a energia elétrica vinda dos painéis solares em corrente alternada (110 ou 220V), para ser usada na rede doméstica. Além disso, eles fazem o sincronismo da energia solar com a rede elétrica, e também o balanço entre a fonte solar e a energia da rede convencional, garantindo o maior retorno e abastecimento contínuo.Leed for HomesLeed For Homes é um selo ambiental internacional, reconhecido em 154 países. A certificação orienta e atesta o comprometimento de uma construção com os princípios da sustentabilidade antes, durante e depois da obra. Para que a casa seja certificada levam-se em conta os seguintes quesitos: uso racional da água; eficiência energética; redução, reutilização e reciclagem de materiais e recursos; qualidade dos ambientes internos; espaço sustentável; inovação e tecnologia; e atendimento a necessidades locais, definidas pelos próprios profissionais da GBC (Conselho de Construção Sustentável do Brasil), que variam de construção para construção.Além destes componentes, há também uma estrutura de alumínio, que é responsável pela fixação dos painéis no telhado, garantindo a inclinação no ângulo adequado para a melhor captação da luz solar.Com a Resolução Normativa 687/2015 (que atualizou a RN 482/2012), publicada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regulamenta a micro e mini produção de energia, proprietários de residências, comércio e indústria podem produzir sua própria energia. A maior novidade é que as concessionárias devem adequar seus medidores a um modelo que permita que a energia gerada e não consumida no local possa ser enviada à rede, para consumo em outro ponto, e gerar créditos para o consumidor na próxima fatura.Por se tratar de uma inovação e um sistema feito para durar 30 anos, os caminhos a serem percorridos pelo cliente que optar pela utilização de energia solar nas grandes cidades deverá ser mais cuidadoso. Assim, toda e qualquer decisão deverá ser tomada com o auxílio de profissionais com larga experiência no setor.
E então, oq que vocês acharam? Gostaram da ideia? Conta pra gente!


You may also like

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre cada assunto e nos dê sugestões de assuntos a serem esclarecidos. Tem dúvidas na hora de comprar ou alugar seu imóvel?
suas opiniões e sugestões nos enriquecem! São sempre bem vindos!