O revestimento é um passo essencial para o acabamento de um ambiente. Afinal, é ele que dá o aspecto visual desejado para o piso ou a pared...

Entenda como escolher o melhor revestimento para seu ambiente

0 Comments
O revestimento é um passo essencial para o acabamento de um ambiente. Afinal, é ele que dá o aspecto visual desejado para o piso ou a parede.
                                                     Projetado pelo arquiteto Nando Nunes, o ambiente conta com aplicação de revestimento tridimensional na parede (Foto: Arq. Nando Nunes/Clausem Bonifácio)
Existem muitas opções no mercado, feitas com diferentes materiais e tecnologias. Além de ressaltar a decoração do ambiente e o gosto do morador, a escolha correta do revestimento vai determinar também como será a limpeza e a manutenção do recinto – por isso, é bom prestar atenção na seleção do material. Confira três dicas para acertar:Como escolher?O mais importante a se considerar no momento de optar por um revestimento é a dinâmica de onde ele será instalado. Por exemplo, a rotina de atividades e de limpeza de recintos internos é completamente diferente de ambientes externos. Por isso, existem materiais adequados para cada situação.Nesses casos, a chave pode ser a versatilidade do material. O concreto arquitetônico utiliza a mesma matéria-prima do concreto estrutural, empregado em grandes obras. Porém, graças a diferentes tecnologias de produção e design de peças, torna-se apropriado para compor a decoração de um ambiente.Peças feitas com esse material são mais resistentes e de fácil manutenção – pense que é a mesma matéria-prima utilizada em pontes e blocos de concreto! Por isso, podem ser colocadas em qualquer ambiente, inclusive fachadas.
Volumetria: design e criatividadeNão existe uma regra para a escolha do visual das peças de revestimento: uma boa conversa com o arquiteto ou o decorador é fundamental para que o ambiente esteja de acordo com suas preferências. No caso de paredes, as opções se ampliam ainda mais graças aos revestimentos com volumetria, isto é, peças com diferentes cortes com profundidades e angulações. Seus desenhos e paginações permitem modulações de revestimentos únicos, trazendo sofisticação para obras residenciais e corporativas.“Peças tridimensionais trazem personalidade e sofisticação ao ambiente”, explica Willian Chaves, gerente de qualidade e SAC da Castelatto. “O material permite que o arquiteto ou o designer explorem a criatividade. Não há uma fórmula única. Para fachadas e grandes áreas externas, os revestimentos com volumetria acentuada são mais indicados, pois o efeito pode ser visto mesmo de longe”, completa.Em ambientes internos, a iluminação é uma grande aliada para tornar o revestimento tridimensional algo único. Pontos de iluminação direcionados proporcionam diferentes jogos de luz e sombra, acentuando o desenho das peças.Manutenção simplesA instalação do revestimento deve estar entre as últimas etapas da construção ou reforma e deve ser feita sempre por um profissional experiente, seguindo as especificações técnicas do fabricante.
Os locais de armazenamento e instalação devem estar limpos, assim como as mãos de quem for manusear o material. Esses cuidados vão evitar dores de cabeça futuras, pois mesmo uma mancha pequena pode prejudicar o visual do revestimento. Depois de instaladas, as peças de concreto arquitetônico têm manutenção simples: basta lavar com água e detergente alcalino.

Inovação, arquitetura e designA Castelatto é a maior fabricante de revestimentos em concreto arquitetônico do Brasil. São 13 linhas tridimensionais diferentes que podem ser combinadas em diferentes paginações para tornar o ambiente único. A Castelatto ainda possui um sistema de produção que mantém as peças com volumetria leves e de fácil manuseio, facilitando a instalação em ambientes internos e externos.


You may also like

Nenhum comentário:

Deixe sua opinião sobre cada assunto e nos dê sugestões de assuntos a serem esclarecidos. Tem dúvidas na hora de comprar ou alugar seu imóvel?
suas opiniões e sugestões nos enriquecem! São sempre bem vindos!